13 fevereiro 2014

A COR DOS CABELOS



O cabelo é parte fundamental da vaidade feminina... Cada pessoa pode ter uma cor unica de cabelo que varia entre o loiro, castanho, preto ou ruivo. O cabelo é a moldura do rosto, muito importante para individualidade de cada pessoa.


A cor dos cabelos ocorre devido a pigmentos presentes no interior do córtex do cabelo e que formam a melanina. Tais pigmentos em diferentes concentrações são responsáveis pelas variações de cor.


Tanto a cor da pele como dos cabelos e olhos ocorrem devido a melanina. A melanina é produzida em nosso organismo por células chamadas melanócitos. A variação de cor ocorre devido a diferentes concentrações de pigmentos. Essa variação de pigmentos é responsável pelas diferentes cores de cabelo que vão desde o preto até o loiro e ruivo.



A estrutura dos cabelos é formada por três partes concêntricas. 
Das três partes, o córtex é responsável pela cor do cabelo, sendo aonde esta contida toda a melanina.

A CUTÍCULA (parte externa)
A MEDULA (centro)
O CÓRTEX (a verdadeira estrutura)



A CUTÍCULA – É a parte externa. Formada de células planas chamadas de escamas e cutículas que se posicionam como telhas de um teto.
A MEDULA – É a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa. A medula tem pouca importância em comparação com as outras partes que compõem o cabelo, porque influi muito pouco no comportamento físico e químico do fio de cabelo.
O CÓRTEX – No córtex se encontram células que contem a melanina com os pigmentos que causam a origem da cor natural dos cabelos e suas variações. O córtex representa até 90% do peso natural do fio de cabelo.

Em geral os pigmentos de melanina podem dividir-se em dois grupos:
> Os PIGMENTOS GRANULADOS:  Cuja cor que varia do preto até o vermelho escuro ( são os que causam as cores escuras dos cabelos).
 > Os PIGMENTOS DIFUSOS: Cuja cor que varia do vermelho intenso ao amarelo pálido (são os que causam as cores claras dos cabelos).


Juntos estes pigmentos em diversas quantidades, concentrações e distribuições contribuem para a visão das mais variadas cores de cabelo. 
As ruivas por exemplo não possuem pigmentos escuros apenas os vermelhos e amarelos. Já as loiras possuem o amarelo em maior quantidade e se tiverem pigmentos vermelhos estes são em menor quantidade. 


Por isso o resultado final de uma coloração ou descoloração varia de acordo com os pigmentos existentes no cabelo de cada pessoa. Ao clarear o cabelo a melanina é degradada e revela tons diferentes que variam de pessoa para pessoa de acordo com a cor.

Até +

orkut e hi5, Beijos, boca, vermelha, brilhante, recados com beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário